• contato@coordenare.com.br
Pesquisa Clínica

O que é Pesquisa Clínica?

O termo pesquisa clínica, segundo a EMEA (European Medicines Agency), refere-se a “qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s), e/ou identificar reações adversas ao(s) produto(s) em investigação, com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia”. O compromisso principal da pesquisa clínica, acima da validação do candidato a produto, deve ser a preservação da segurança dos pacientes.

A pesquisa clínica no mundo tem apresentado um crescimento impressionante nos últimos anos, o que pode ser atestado pelo grande número de estudos clínicos em andamento (94.532) no ano de 2010(http://clinicaltrials.gov/). Os EUA continuam liderando a pesquisa clinica mundial, com 51,9% do total de estudos, seguidos dos países europeus (24.6%), Canadá (7,8%), e China (6,4%). A América Latina encontra-se em quinto lugar com 5,8% do total de estudos. O Brasil é o líder latino americano no número de estudos (1.852 do total de 5.523; 33,5%). Este percentual representa cerca de 1,96% do total mundial.

Logo sempre obedecendo rigorosamente às leis que regem a pesquisa clínica em âmbito nacional e internacional além de respeitar os preceitos éticos, o seu maior alicerce; a Coordenare tem um diferencial que é o de auxiliar às Instituições, sejam Hospitais/Clínicas na realização de estudos clínicos colaborando assim com as diversas companhias farmacêuticas e de biotecnologia, CROs (clinical research organization) no desenvolvimento de novos fármacos para a condução de estudos clínicos, sejam de fases II, III principalmente quando esses hospitais/clínicas desejam participar de protocolos clínicos, mas não dispõem de equipe qualificada para coordenação dos mesmos.

Consultorias

Um dos maiores desafios para os Centros de Pesquisa Clínica é ter seus integrantes qualificados conforme determinações das autoridades regulatórias, além da capacidade de gestão desse centro.

Pensando em auxiliar nossos clientes, a Coordenare, oferece de forma pioneira os serviços:

  • Análise da capacidade operacional do centro de pesquisa;
  • Busca ativa de estudos conforme o perfil desejado; 
  • Treinamento e capacitação para a equipe;
  • Análise Orçamentária;
  • Preparação de Dossiê ao CEP;
  • Coordenação de estudos clínicos;
  • Estratégias para recrutamento.

Para maiores informações clique aqui.