• contato@coordenare.com.br
O mercado da saúde, beleza e bem-estar.

Canal: Artigos

Por Dra. Agni Salobreña, Farmacêutica - Esteta

Profa. Coordenare

 

O mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem crescendo notoriamente no Brasil, que já se destaca como o terceiro maior mercado consumidor neste segmento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.

E por que??? Bem, o consumo deste tipo de produto está relacionado ao bem-estar, o que acaba expandindo o mercado cosmético para além de apenas produtos mas também aos serviços a eles vinculados. As mudanças econômicas e sociais também têm grande influência nessa expansão.

Neste momento as pessoas buscam qualidade de vida através de um equilíbrio entre corpo e mente com vistas para o bem-estar. Para atender à demanda, a indústria inventa e reinventa tecnologias que atendam às necessidades deste novo mercado consumidor.

No que diz respeito ao mercado do bem-estar, temos três grandes áreas da indústria:  dos alimentos, dos produtos farmacêuticos e dos cosméticos. Observa-se uma crescente interação dessa tríade, proporcionando novos conceitos e o surgimento de novos nichos de mercado como os nutracêuticos, os nutricosméticos e os cosmecêuticos.

Dentro do mercado de bem-estar e na convergência dessas três áreas, um importante segmento que vem despontando com muita força é a Farmácia Estética. Ela se caracteriza  exatamente por sua natureza multisetorial. É de fato um grande nicho para o farmacêutico, porém é necessário ressaltar que é exigida uma postura muito responsável desse profissional. Cabe a ele avaliar o que atende às verdadeiras necessidades do paciente em compromisso com sua saúde e qualidade de vida,levando sempre em conta o ser humano integral.

Considerando todo o exposto,  vemos a importância de estar sempre atualizados e preparados. Pense nisso!!!