• contato@coordenare.com.br
Hospital da UnB orienta pacientes sobre como usar medicamentos

Canal: Novidades

Farmacêuticos tiram dúvidas, prestam orientações e alertam sobre efeitos.  Setor recebe alunos de farmácia da UnB; unidade atendeu 29 mil em 2014.

Responsável por distribuir medicamentos gratuitos a pacientes da rede pública de saúde, a Unidade de Farmácia Dispensação do Hospital Universitário de Brasília (HUB) dispõe de um serviço de orientação farmacêutica. Especialistas tiram dúvidas, prestam orientações sobre como usar os medicamentos e alertam sobre possíveis efeitos.

O serviço é realizado em salas reservadas. No ano passado, a unidade atendeu 29 mil pacientes, uma média de 2,4 mil por mês. Este ano, até maio, já foram 12 mil usuários beneficiados. A maioria busca o serviço para tratar diabetes e receber insulinas.

Por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde, a distribuição de medicamentos gratuitos é feita de forma ambulatorial para o tratamento de leishmaniose, malária, doença de Chagas, esquistossomose, HIV/Aids, profilaxia de doenças oportunistas (prevenção de outras doenças para pacientes com Aids), tuberculose, hanseníase, tabagismo, talidomida, epidermólise bolhosa e diabetes (insulinas glargina, detemir e ultra rápida).

Conhecida como farmácia escola, o setor recebe alunos de fármacia da UnB. A unidade oferece ainda consultas mensais a pacientes do HUB portadores de HIV/Aids.

Também são oferecidos medicamentos para pacientes da reumatologia e para quem passou por cirurgia bariátrica. Quem é atendido no HUB também pode receber medicamentos da oncologia, odontologia e hemodiálise. (Fonte: G1DF)