• contato@coordenare.com.br
Comunidade científica de Luto

Canal: Novidades

O médico oncologista e professor da universidade Federal do Ceará infelizmente teve morte na noite do dia 30 de setembro de 2015, em Águas de Lindoia onde participava de um congresso.

Prof.Dr. Ronaldo era pesquisador renomado com reconhecimento nacional e internacional, conheça um pouco desse exemplar profissional.


Pesquisador 1A do CNPq. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1980), especialização em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal do Ceará (1986), treinamento em Oncologia Clínica no Instituto do Cancer do Ceará e Hospital Batista Memorial (1981-1983), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é Professor Titular de Farmacologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Professor e Médico Oncologista Clínico do Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará. Como área de atuação de pesquisa, tem experiência em Farmacologia do Câncer e do Processo Inflamatório, com ênfase na patogênese das lesões teciduais induzidas pela quimioterapia e radioterapia do câncer. Ultimamente, tem participando ativamente como pesquisador em vários ensaios clínicos multicêntricos internacionais (fases I, II e III) com novos fármacos antineoplásicos e em estudos de toxicidade e qualidade de vida com estes fármacos. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos da Toxicidade do Tratamento Oncológico (NETTO), apoiado pelo PRONEX, e é coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do Instituto do Câncer do Ceará. (Texto informado pelo autor).

O médico deixa um legado de trabalho e discípulos, são vários os órfãos desses mestre, desde alunos, profissionais, assim como seus pacientes. Parabéns pelo belo trabalho desenvolvido e deixado grande Dr. Ronaldo Ribeiro.